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Como Alugar Sua Primeira Sala Comercial?

Como Alugar Sua Primeira Sala Comercial?

Como Alugar Sua Primeira Sala Comercial?

Imóveis comerciais possuem algumas características e peculiaridades próprias, inclusive na legislação, se compararmos aos imóveis residenciais. Está pensando em alugar uma sala comercial? Você sabe o que fazer para alugar uma sala comercial em Alphaville, por exemplo?

Neste post, reunimos tudo que você precisa saber para comprar e alugar imóveis comerciais, e obter sucesso trabalhando neste ramo. Confira:

Características dos imóveis comerciais

Os imóveis comerciais normalmente podem ser  classificados em quatro tipos:

  • Lojas: O termo “Loja” normalmente se refere ao varejo. Designando um local onde são vendidos produtos e/ou serviços. Apresentam normalmente um espaço de estoque de mercadorias e podem estar localizadas tanto em ruas e áreas comerciais, quanto em shoppings ou galerias.
  • Sala comercial: Muito comum em edifícios comerciais, as salas são imóveis com estrutura simples, com um ambiente e banheiro. E são utilizados por profissionais dos mais diversos ramos, como escritórios, consultórios ou pontos de venda.
  • Andar corrido/Laje Corporativa: Também pode ser chamado de andar corrido ou laje corporativa. É um conjunto de salas em um andar de um em empreendimentos comerciais. Também pode ser comercializado todo o andar livre, sem pilastras, e o cliente faz o layout que desejar.
  • Depósitos/Galpões: São edifícios comerciais simples destinados unicamente ao armazenamento de mercadorias. Por causa dessa característica, costumam estar localizados em locais de fácil acesso a estradas, rodovias e portos, em áreas mais afastadas das grandes cidades.

Aqui na Masa, temos diversas opções de lajes corporativas em Alphaville e galpões comerciais. Confira no link abaixo:

Confira as Lajes Corporativas em Alphaville da Masa

Legislação

Os imóveis comerciais possuem algumas diferenças na legislação em relação aos imóveis residenciais, por exemplo:

  • Retomada do imóvel: A possibilidade de retomada do imóvel é a principal diferença entre as locações comerciais e residenciais. Mesmo regidas pela mesma lei (nº 8.245/1991), o locador comercial não precisa justificar a retomada do imóvel ao fim do contrato e o inquilino somente pode pleitear judicialmente uma renovação compulsória após cinco anos de vigência de contrato.
  • Preço: O mercado brasileiro pratica preços diferentes para os dois tipos de locação. Estimativa feita com uma imobiliária pelo HowStuffWorks Brasil mostrou que o aluguel residencial representa 0,6% do valor do imóvel. O de sala comercial, 0,72%.
  • Destinação: Se é um aluguel residencial, o locatário (inquilino) não pode abrir um comércio no local. Já a sala comercial, não pode servir de habitação, a não ser de um caseiro, por exemplo.
  • Vigência do contrato: A vigência de um contrato de locação residencial não pode ser inferior a 30 meses. Já nas locações comerciais não há prazo mínimo determinado.
  • Ponto comercial: Quando um empresário aluga um imóvel e nele desenvolve sua atividade comercial, investindo naquele espaço locado, transformando‐o em uma fonte de renda, apta a captar receitas resultantes de seu trabalho, tal espaço torna‐se, uma “referência”. Ou seja, as pessoas passam a associar aquele local a determinada loja ou a uma atividade comercial. No entanto, o imóvel no qual funciona o ponto comercial não pertence ao locatário. Assim, o ponto comercial, resultado do investimento e da atividade desenvolvida pelo empresário, pertence à pessoa que explora a atividade, e não ao proprietário do imóvel.

Perfil do cliente

O perfil do cliente que busca imóveis comerciais, pode ser basicamente:

Empresários e empreendedores: Do micro à grandes empresas, você pode atender um pequeno comerciante que precisa de uma loja para iniciar seus negócios quanto uma corporação mais consolidada. Como um banco que precisa de uma ponto para sua agência ou uma empresa que busca um andar corrido para suas instalações.

Este perfil de cliente pode buscar por compra ou locação, e vão considerar principalmente localização. A ideia de localização abrange inúmeros fatores, como a infraestrutura da região de entorno do imóvel, sua vizinhança, as condições de segurança e acesso aos transportes públicos, e etc. As condições do imóvel, preço e seus diferenciais também podem ser relevantes na hora de atender este público.

Investidores: O segundo perfil é de investidores que buscam alta rentabilidade. Segundo a Patrinvest Investimentos Patrimoniais,  “aluguel de imóveis comerciais costumam render cerca de 0,8% ao mês, enquanto a rentabilidade do aluguel de imóveis residenciais dificilmente ultrapassa 0,6% ao mês.”

Este perfil é muito exigente e busca segurança. Lembre-se que ele está buscando retorno financeiro e não imóvel. Por isso, a consultoria do corretor de imóveis é fundamental, e será certamente um diferencial.

Outro fator determinante na hora de fechar um negócio com um investidor é a credibilidade da imobiliária. É fundamental que o investidor saiba de quem está comprando o imóvel, visto que trata-se de um bem de entrega futura.

Cada um dos tipos de imóvel comercial é direcionado para um público específico, de forma que ao realizar uma busca por imóveis, é essencial que o corretor imobiliário esteja atento às suas características. Assim, é possível apresentar ofertas personalizadas para seus clientes, otimizando o processo de venda e aluguel de imóveis.

Sala Comercial: Como Escolher

Já falamos aqui no nosso blog sobre como começar encontrar salas comerciais em Alphaville e um dos pontos base para uma empresa de sucesso é um bom local de instalação. Uma das opções são as Salas Comerciais. Escolher uma sala comercial é importante e essa escolha vai muito além do tamanho das salas comerciais e deve levar mais fatores em conta.

Infraestrutura da Sala Comercial

Uma boa sala comercial deve oferecer uma excelente infraestrutura. Itens como:

  • acesso a um plano de internet rápido
  • ambiente climatizado
  • refeitórios e vestiários ajudam em muito, possibilitam a alimentação no ambiente de trabalho e até que os colaboradores possam praticar um esporte, antes ou depois do trabalho.
  • recepção
  • estacionamento

Essas coisas podem oferecer mais conforto aos clientes e visitantes.

Localização da Sala Comercial

A base de trabalho bem localizada ajuda a todos (colaboradores, clientes e visitantes) a chegaram de forma fácil a sua sala comercial. E para isso, na localização deve-se prestar atenção aos acessos de transportes públicos.

Caso você já tenha uma equipe e esteja pesquisando por salas comerciais em Alphaville ou qualquer outro lugar, uma dica é convidar a todos para participarem e opinarem nessa escolha, pode ser um ótimo jeito de optar por um local que seja de fácil acesso para todos.

Outras questões para se levar em conta são outros estabelecimentos nas proximidades: restaurantes, mercados, farmácias e tantos outros locais necessários.

Alphaville é tido como referência nesses quesitos. Confira no nosso blog e escolha a Masa para conseguir sua sala comercial em Alphaville.

Pesquise opções variadas de Sala Comercial

Além de procurar as salas comerciais tradicionais, pode ser uma ótima opção para o local de sua empresa pesquisar por lajes corporativas, por exemplo.

No caso da Masa buscamos oferecer salas comerciais com facilidades das mais diversas como um ambiente climatizado, internet rápida, refeitório, vestiário, portaria, recepção, estacionamento, salas de reunião e até estúdio de fotografia. Tudo para que empresas e colaboradores só precisem se preocupar em fazer negócios e garantir o sucesso.

Entre em contato com a Masa e faça uma visita para conhecer nossa estrutura. Teremos todo o prazer de mostrar tudo que temos a oferecer, para sua empresa e sua equipe.

Clique para conferir nossas lajes corporativas em Alphaville

Bônus de hoje

Já que estamos falando do crescimento da sua empresa, que tal conferir algumas dicas para abrir o seu negócio de modo que garanta o seu sucesso?

Alguns fatores para chegar ao sucesso escapam ao controle do empreendedor, mas entregar uma boa lição de casa ajuda a criar as condições ideais para recebê-lo.

Embora o índice de mortalidade das empresas nascentes esteja caindo no Brasil, boa parte das microempresas não consegue superar os primeiros anos de vida. Entre os motivos, estão a falta de planejamento e de experiência, pouco capital para investir e má gestão. Confira 8 pontos que merecem a atenção dos novos empreendedores antes de abrir o primeiro negócio:

1. Aposte na experiência

Se o empreendedor não tem experiência na área em que deseja iniciar uma empresa, uma boa dica é procurar um sócio, funcionário ou até mesmo uma consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão.

2. Adquira capacitação e conhecimento

A busca pelo conhecimento sobre a área em que se quer atuar é fundamental. Cursos de capacitação são importantes para entender melhor os problemas cotidianos. Desenvolver a capacidade de identificá-los e solucioná-los de maneira rápida, eficaz e mais econômica possível.

3. Elabore um plano de negócios

Começar uma empresa sem um bom plano de negócios é o primeiro passo para o fracasso. Defina a estrutura operacional da empresa, crie um plano financeiro detalhado com o total do investimento. De Capital de giro, custos e previsão de rentabilidade da empresa no 1º, 2º e 3º ano. É aconselhável também criar um plano de marketing para identificar o público-alvo, mercado e estratégias de venda.

4. Gere valor para o cliente

Para se destacar em um mercado com tantos concorrentes é preciso levar em conta a importância de ter um diferencial e gerar valor para o cliente. Responder a perguntas do tipo: “Como mostrar que a minha empresa existe? Por que o cliente me daria a preferência? Qual é o meu diferencial?” ajudam a identificar e implementar novas estratégias.

5. Faça investimentos assertivos

Geralmente o empresário possui o capital necessário para o investimento, mas não consegue identificar de forma correta onde deve investir o dinheiro. Áreas como marketing, capacitação de funcionários e estruturais devem ser priorizadas, pois estão ligadas diretamente ao cliente e ao funcionamento da empresa.

6. Mantenha capital de giro suficiente

Antes de iniciar as atividades, tenha em mãos pelo menos o montante suficiente para manter as despesas gerais da empresa por um ano. Os primeiros meses são de adaptação ao mercado e não geram grande entrada de dinheiro no caixa, o que pode não ser o suficiente para pagar despesas essenciais da empresa.

7. Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Uma dica é estipular um salário para o proprietário, que deverá ser retirado juntamente como o pagamento dos funcionários. Evitar retirar dinheiro fora das datas pré-fixadas para o pagamento e manter bem estruturado o controle financeiro da empresa também são tarefas importantes.

8. Controle a ansiedade

A ansiedade pode causar grande frustração antes mesmo que clientes importantes tenham conhecimento de que sua empresa existe. Inúmeros fatores podem atrasar o reconhecimento da empresa, por isso os esforços devem ser direcionados corretamente, na busca por conhecimento e capacitação, vontade de trabalhar e incentivos para inovar.

Alavancar um negócio, seja ele estabelecido ou novato, significa permitir que ele consiga crescer rapidamente e de maneira estruturada. Funciona mais ou menos como um impulso extra que leva o seu negócio a outro nível.

Além de permitir o desenvolvimento do empreendimento, a alavancagem também serve para deixar o negócio mais robusto e para vencer períodos de instabilidades.

Para que isso seja possível, é necessário pensar fora da caixa e utilizar ideias criativas para surpreender positivamente o mercado.

Não sabe por onde começar? Então veja a seguir algumas ideias criativas para negócios e saiba como alavancar seu negócio com elas.

Crie pacotes com ofertas diferentes

Vender um produto ou serviço da maneira tradicional é algo consagrado. Mas, nem sempre vai alavancar o seu negócio. Em vez disso, pense em formas de criar pacotes e ofertas diferentes.

Por exemplo: Ao se aproximar de uma data comemorativa que tenha a ver com o seu negócio, monte kits promocionais, que sejam mais vantajosos do que as compras individuais. Mas que gerem mais receita para o negócio.

Uma empresa que fabrica chocolate e monta uma cesta de Páscoa, por exemplo, consegue gerar mais receita a partir disso.

Para quem vende serviços isso também é possível. Se a empresa é especializada em manutenção eletrônica é possível oferecer pacotes promocionais para conserto de TV e celular, numa espécie de combo.

Esse tipo de atitude faz com que o ticket médio dos clientes aumente, gerando mais faturamento para o negócio.

Esse tipo de ideia pode ser aplicado tanto quanto você vai abrir um negócio como quando você quer diversificar e surpreender os clientes.

Invista na geração de receita recorrente

A receita recorrente é importante para a alavancagem do seu negócio porque ela oferece mais robustez. Como há mais previsibilidade de recebimentos, o negócio consegue se planejar melhor para investir e para se preparar para o futuro.

Com isso, vale a pena investir na geração dessa receita. Se você oferece serviços, crie pacotes mensais, trimestrais e/ou anuais, fazendo com que os clientes se comprometam por mais tempo com o seu negócio.

Mesmo se você vender produtos dá para conseguir esse tipo de solução. Ao oferecer uma caixa mensal de produtos, por exemplo, o cliente pode assiná-la por um determinado período de tempo.

Isso aumenta o tempo de vida do cliente (ou lifetime value), gerando também mais receitas para o negócio.

Venda o atendimento altamente personalizado

Que o atendimento atualmente precisa ser personalizado e focado nos problemas e dores da pessoa de interesse para vender mais, provavelmente você já sabe.

No que você talvez ainda não tenha pensado é que isso pode se tornar uma forma de alavancar o seu negócio.

Ao vender o atendimento altamente personalizado é possível conseguir não apenas gerar mais receitas para o negócio, mas também gerar satisfação e sensação de exclusividade.

É o caso de oferecer um atendimento VIP para clientes que decidam pagar mais por ele. No caso de um serviço, por exemplo, criar um pacote VIP permite que o cliente tenha atendimento em casa ou em horários diferenciados.

Crie experiências como a chance de visitar o seu estabelecimento. Isso cria laços com o cliente e o torna em um seguidor.

Pensando nisso, que tal se sua empresa estivesse localizada em uma região nobre? Isso traz credibilidade para sua marca e consequente aumento de faturamento.

CONFIRA: Veja algumas salas comerciais em Alphaville da Masa.

Mesmo quem vende produtos pode investir nisso ao criar ambientes diferenciados. Porém, é importante que essa ideia seja trabalhada de maneira positiva de modo a instigar interesse em vez de apenas causar segregação.

Mude a forma como o ambiente de trabalho é usado

Hoje, escritórios altamente compartimentados em que cada pessoa fica limitada ao seu próprio espaço não funciona tanto quanto antes. Em geral, as pessoas querem interagir, debater ideias e buscar soluções de modo colaborativo.

Por isso, vale a pena mudar a forma como o ambiente de trabalho é usado em dois sentidos.

O primeiro é escolher mobílias e um layout que favoreçam a integração. Mesas contínuas funcionam melhor do que mesas únicas, assim como as divisórias perdem importância.

O outro sentido é garantir que as pessoas trabalhem a cada dia de um lugar diferente. Isso evita a sensação de rotina que pode acabar com a produtividade e favorece a interação entre pessoas.

Além de criar um ambiente de trabalho mais motivado e mais produtivo isso também faz com que o negócio seja alavancado devido à atuação mais assertiva e inovadora da equipe.

Mude a forma como recompensa funcionários

Em 2015, houve um gasto de quase 23 bilhões de dólares em programas de recompensa para funcionários. O motivo é bem simples: esse é um investimento que gera engajamento, motivação e produtividade, levando o negócio a produzir mais.

Ao investir nesse tipo de programa, portanto, você está dando chances de o negócio se alavancar.

Porém, para que isso seja possível nem sempre é necessário gastar muito dinheiro com comissões mais gordas ou com presentes caros.

Em vez disso, é possível apostar em folgas extras. Funcionários que batem a meta podem receber folgas a mais, que são tão valorizadas quanto um aumento salarial.

Também vale pensar em questões que ajudem a vida do funcionário, como oferecer descontos em estabelecimentos parceiros ou oferecer vales-presentes.

Use sua expertise para diversificar a sua atuação

O seu conhecimento de mercado pode servir para que o seu negócio expanda seus negócios e consiga atingir mais pessoas e gerar mais rendas.

Quando você torna seu negócio mais abrangente de maneira planejada, gera mais segurança e mais oportunidades de negócio.

Para entender melhor, pense em uma loja que possui várias filiais.

Nesse caso, a gestão pode investir em oferecer cursos e palestras para outros empresários que queiram franquear seus empreendimentos. Ou que queriam lidar com seus próprios negócios, por exemplo.

O mesmo vale para a prestação de algum tipo de serviço online.

Além de ajudar os clientes diretos relacionados à sua atuação é possível também ajudar outros profissionais e lucrar com isso.

É o que acontece com negócios que oferecem plataformas de ensino para mostrar como conseguir e atender clientes.

Com essas ideias, é possível alavancar o seu negócio de maneira consistente e diferenciada, saindo na frente dos concorrentes. Muitas das ideias, inclusive, têm baixo custo de implantação, o que as tornam ainda mais atrativas, especialmente em períodos de crise.

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  • 4 dicas para alugar laje comercial: confira! – Imóveis em Alphaville, Imóveis em Barueri e Região é na Masa Empreendimentos Imobiliários

    15 de agosto de 2017 at 13:44

    […] Saiba como alugar sua primeira sala comercial […]

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