Em momentos de crise se torna claro a importância do planejamento financeiro na nossa vida pessoal, claro que mesmo que com a eficácia reduzida, estipular um bom plano financeiro pode e deve trazer ótimos resultados em momentos que a situação “aperta”.
Porém, ainda mais eficaz que um planejamento financeiros em momentos de crises, seja ela uma crise regional ou uma crise global, é elaborar um plano financeiro em momentos de calmaria.
Afinal, entre os fatores que se enquadram na importância do planejamento financeiro, encontramos o fato de poder contar com um respaldo maior em momentos de crises regionais, na sua cidade ou no seu país, bem como em crises globais.
Além disso, um planejamento de finanças bem sucedidos entregará os melhores frutos para você, como a diminuição de dívidas e a chance de investir em algo que posso trazer um excelente retorno.
Para entender melhor tudo sobre as vantagens do planejamento financeiro, elaboramos um post super didático, vem com a gente?
Para que serve o planejamento financeiro
Todas as pessoas têm metas financeiras, independentemente de qual seja o objetivo de cada um. Para alcançar as metas, é preciso definir estratégias para tomadas de decisões, conforme a sua necessidade, para organizar a economia.
Todo planejamento financeiro precisa ser realizado como um processo contínuo na rotina de cada um. Além disso, deve abranger a identificação e o equilíbrio do que entra e o que sai de dinheiro na conta.
E também o indivíduo tem que prever o ajuste de todas as contas, a escolha de investimentos e a renegociação de dívidas, quando necessário for.
Melhore o seu planejamento financeiro
Separamos algumas dicas práticas para influenciar o seu planejamento financeiro pessoal no dia a dia.
Assim você otimiza os seus gastos e se concentra no que é importante.
Faça uma divisão das suas despesas e analise qual é a sua real prioridade para manter, como moradia e alimentação, por exemplo.
Esses pequenos passos serão imprescindíveis para uma maior organização do controle financeiro e uma oportunidade para redução dos custos.
Além disso, utilizar uma ferramenta para gestão dos seus custos é fundamental. Seja uma planilha, software ou aplicativo, administre a ferramenta para controlar e atualizar diariamente os gastos.
Assim é uma forma de controlar todas as entradas e saídas de dinheiro da conta, identificar com o que foi gasto e o que precisa ser economizado, entre outras tomadas de decisões que a ferramenta possibilita.
Trabalhe com metas
Quando você determina metas para si próprio, é um incentivo para cumpri-las, certo? Portanto, defina as metas do que você precisa poupar do seu dinheiro e obtenha um equilíbrio entre o que você gasta também.
Como é muito mais fácil gastar dinheiro do que poupar, principalmente em tempos de crise, trabalhar com metas pode te auxiliar muito nesse processo.
Com esse controle financeiro e objetivos estabelecidos, você planeja o seu futuro de uma forma mais segura e assertiva, pois está tomando decisões mais coerentes de acordo com as suas condições.
E aí, deu pra ter uma ideia de como começar o seu planejamento financeiro?