A importância do planejamento financeiro

planejamento financeiroEm momentos de crise, se torna claro a importância do planejamento financeiro na nossa vida pessoal, claro que mesmo que com a eficácia reduzida, estipular um bom plano financeiro pode e deve trazer ótimos resultados em momentos que a situação “aperta”.  

Porém, ainda mais eficaz que um planejamento financeiros em momentos de crises, seja ela uma crise regional ou uma crise global, é elaborar um plano financeiro em momentos de calmaria. 

Afinal, entre os fatores que se enquadram na importância do planejamento financeiro, está o fato de poder contar com um respaldo maior em momentos de crises regionais, na sua cidade ou no seu país, bem como em crises globais. 

Além disso, um planejamento de finanças bem sucedidos entregará os melhores frutos para você, como a diminuição de dívidas e a chance de investir em algo que posso trazer um excelente retorno. 

Para entender melhor tudo sobre as vantagens do planejamento financeiro, elaboramos um post super didático, vem com a gente?

Para que serve o planejamento financeiro 

Todas as pessoas têm metas financeiras, independentemente de qual seja o objetivo de cada um. Para alcançar as metas, é preciso definir estratégias para tomadas de decisões, conforme a sua necessidade, para organizar a economia.

Todo planejamento financeiro precisa ser realizado como um processo contínuo na rotina de cada um. Além disso, deve abranger a identificação e o equilíbrio do que entra e o que sai de dinheiro na conta.

E também o indivíduo tem que prever o ajuste de todas as contas, a escolha de investimentos e a renegociação de dívidas, quando necessário for.

Melhore o seu planejamento financeiro

Separamos algumas dicas práticas para influenciar o seu planejamento financeiro pessoal no dia a dia para otimizar todos os seus gastos e te ajudar a se concentrar no que é importante para você. 

Caso você siga os passos, acreditamos que seja mais fácil de enfrentar um momento de crise e passar por cima dos obstáculos. 

Primeiro de tudo para otimizar as suas finanças pessoais é cortar todos os gastos desnecessários. Faça uma divisão das suas despesas e analise qual é a sua real prioridade para manter, como moradia e alimentação, por exemplo. 

Esses pequenos passos serão imprescindíveis para uma maior organização do controle financeiro e uma oportunidade para redução dos custos. 

Além disso, utilizar uma ferramenta para gestão dos seus custos é fundamental. Seja uma planilha, software ou aplicativo, administre a ferramenta para controlar e atualizar diariamente os gastos. 

Assim é uma forma de controlar todas as entradas e saídas de dinheiro da conta, identificar com o que foi gasto e o que precisa ser economizado, entre outras tomadas de decisões que a ferramenta possibilita. 

Trabalhe com metas

Quando você determina metas para si próprio, é um incentivo para cumpri-las, certo? Portanto, defina as metas do que você precisa poupar do seu dinheiro e obtenha um equilíbrio entre o que você gasta também. 

Como é muito mais fácil gastar dinheiro do que poupar, principalmente em tempos de crise, trabalhar com metas pode te auxiliar muito nesse processo.

Com esse controle financeiro e objetivos estabelecidos, você planeja o seu futuro de uma forma mais segura e assertiva, pois está tomando decisões mais coerentes de acordo com as suas condições. 

E aí, deu pra ter uma ideia de como começar o seu planejamento financeiro?

Compartilhe este artigo com seus amigos:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Precisando comprar um Imóvel?  Preencha o formulário abaixo:

Fique tranquilo, não enviaremos SPAM

Últimos Artigos da Masa

ENDEREÇO

Endereço: Al. Araguaia, 2104 – 25º andar – Alphaville – Barueri/SP

MASA  4O ANOS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

SIGA – NOS